Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química – Universidade Federal Fluminense

Linhas de Pesquisa

Para informações a respeito dos temas de dissertação disponíveis, acesse esse link.

Áreas de Concentração/ Linhas de pesquisa

O programa é dividido em três áreas de concentração com as suas respectivas linhas de pesquisa conforme pode ser visto a seguir:

 

Área: Desenvolvimento, Caracterização e Análise de Materiais

Descrição da área: A área desenvolve pesquisas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novos materiais para aplicação no setor industrial. São realizados estudos sobre os processos e os fenômenos de superfícies envolvidos, estudos sobre formulação de inibidores de corrosão, a utilização de técnicas para caracterização de materiais e a preparação de materiais nanoestruturados, especialmente nanotubos de carbono. Envolve as linhas de:

Tecnologias para Produção de Nanomateriais

Descrição da linha: Esta linha visa estudar a produção e caracterização de diversos nanomateriais, entre eles: nanotubos de carbono, óxidos de metais de transição, complexos de metais de transição, entre outros. Esta linha também estuda o desenvolvimento de catodos e anodos de íon-Li e resinas através da corporação de Nanomateriais, supercapacitores e dispositivos eletrocrômicos.

Processos e Fenômenos de Superfícies e Interfaces

Descrição da linha: Esta linha estuda os fenômenos de superfície e interfaces que ocorrem especialmente entre sólido e gás e sólido e líquido. Agrega conhecimentos da física e outros campos da engenharia na pesquisa de mecanismos eletroquímicos diversos que ocorrem em materiais. O grupo desenvolve pesquisa em filmes finos de carbono amorfo hidrogenado, com incorporação de nitrogênio ou flúor; síntese de nanotubos de carbono por ablação por laser e CVD catalítico; caracterização in-situ de filmes de a-C:H por métodos ópticos; síntese de nanopartículas de óxidos metálicos por ablação por laser de alvos metálicos em atmosfera de gás inerte; dentre outras.

Corrosão

Descrição da linha: Esta linha envolve pesquisas sobre corrosão de materiais, englobando avaliação e desempenho de materiais em diversos meios corrosivos, bem como avaliação e desenvolvimento de formulações de inibidores de corrosão criando técnicas próprias de aplicação visando à proteção dos equipamentos e dutos frente aos meios corrosivos apresentados pelos diversos segmentos industriais. São analisados criticamente os métodos laboratoriais existentes no controle e no desempenho de formulações de inibidores de corrosão comerciais visando padronizações que atendam as diretrizes atuais dos processos de refino de petróleo. O objetivo é desenvolver e/ou adaptar metodologias laboratoriais visando avaliação e normalização de formulações inibidoras comerciais. O grupo trabalha para criar unidade piloto simples visando avaliar ou desenvolver novas formulações de inibidores de corrosão em condições quase reais.

Área: Processos e Fenômenos da Indústria da Transformação

Descrição da área: Esta área tem como objetivo aplicar os princípios básicos da engenharia química no estudo, desenvolvimento e melhorias dos processos químicos, petroquímicos e biotecnológicos industriais. São realizados estudos aplicando-se conhecimentos científicos nas áreas de termodinâmica, termofluidodinâmica, cinética química, catálise e reatores e metodologias para modelagem, planejamento, projeto, desenvolvimento, modelagem, simulação, otimização, operação e controle de processos. Envolve as linhas de:

Catálise, Cinética e Reatores Químicos

Descrição da linha: esta linha de pesquisa tem como foco estudar processos e catalisadores para a indústria química. São realizadas pesquisas em catalisadores para produção de gás de síntese e hidrogênio a partir dos processos de reforma e de decomposição do metano, da conversão do bio-óleo e da gaseificação de biomassa. São também realizadas pesquisas para produção de nanotubos de carbono, desenvolvimento de catalisadores para a hidrogenólise do glicerol e para remediação de águas subterrâneas. Utilização de reatores com membranas na purificação de correntes de hidrogênio e no controle da emissão de compostos orgânicos voláteis (COV’s). Tecnologias para a conversão de CO2. Os catalisadores são preparados e caracterizados utilizando-se técnicas e equipamentos do tipo ASAP, XPS, DRX, EDX, Infravermelho, TPR, TPO com espectrometria de massa, dentre outras.

Modelagem, Simulação, Controle, Projeto e Otimização de Processos

Descrição da linha: Desenvolve pesquisas aplicadas a modelagem, simulação, controle, projeto e otimização de processos químicos, petroquímicos e biotecnológicos com uso de ferramentas computacionais.

Termofluidodinâmica

Descrição da linha: Linha associada ao desenvolvimento teórico e experimental da dinâmica de fluidos com ou sem transferência de calor e massa em sistemas da indústria química e de petróleo, com ênfase no estudo de escoamentos que sejam turbulentos, e/ou multifásicos e/ou reativos.

Termodinâmica Aplicada

Descrição da linha: Desenvolve pesquisas na área de termodinâmica aplicada, com estudos na determinação de propriedades físico-químicas de diversas substâncias puras e misturas, investigação de modelos termodinâmicos e análise termodinâmica de processos.

Área: Energia e Meio Ambiente

Descrição da área: A área de meio ambiente foca sua atenção sobre os processos químicos associados à cadeia produtiva, bem como seu impacto sobre o meio ambiente e a sociedade, no que diz respeito aos riscos e à poluição provocada por efluentes sólidos, líquidos e gasosos. Os estudos são desenvolvidos com ênfase no aperfeiçoamento e inovação de metodologias e processos químicos de produção para a redução do impacto ambiental de forma sustentável. Envolve as linhas de pesquisa:

Tecnologia Ambiental e Sustentabilidade

Descrição da linha: Esta linha de pesquisa visa formar profissionais capazes de lidar com a prevenção, solução e gerenciamento de problemas ambientais. Isto ocorre através do desenvolvimento/acompanhamento das tecnologias visando assegurar o meio ambiente de forma sustentável. Desenvolve a análise de ciclo de vida dos produtos bem como sugere novas tecnologias dentro da MDL(método de desenvolvimento mais limpo)..

Controle Ambiental

Descrição da linha: Esta linha de pesquisa visa formar profissionais capazes de detectar os possíveis contaminantes de um efluente industrial e sugerir processos de remoção dos mesmos tanto em fase líquida quanto gasosa. Dentre os contaminantes em fase líquida citam-se os metais pesados e hidrocarbonetos. Para remoção dos mesmos são indicados os métodos eletrolíticos, precipitação e membranas entre outros. Em fase gasosa, a utilização de membranas catalíticas para remoção dos COV’s (compostos orgânicos voláteis).

Tratamento de efluentes

Descrição da linha: O profissional que trabalhar nesta linha de pesquisa desenvolverá processos relacionados à utilização de biomassa para produção de biocombustível visando a eficiência do mesmo tanto materialmente quanto energeticamente. Um exemplo diz respeito ao aproveitamento do lixo doméstico com fins de aproveitamento de seu gás produzido como fonte de energia entre outros

Translate »
Ir para o conteúdo